top of page
INICIATIVAS

Fórum de Inovação Social no Setor Público divulga iniciativas selecionadas

 

Conheça as 4 iniciativas inovadoras selecionadas de servidores da administração pública direta e indireta de todo o país, em áreas estratégicas como educação, inclusão social, mobilidade, governo aberto, empregabilidade e geração de renda

​

Um projeto que integra geração de renda e política para mulheres vulneráveis em diversos municípios mineiros; em outra cidade mineira uma iniciativa de compras públicas eficientes e com participação dos comerciantes locais; um caso de sucesso internacional sobre regulamentação de aplicativos de transportes e uma política de governo aberto com incidência em todos os cantos da maior metrópole do país.

Em comum, quatro casos inovadores com participação social, impacto e potencial de escalabilidade, selecionados a partir de uma chamada aberta para participarem do I Fórum de Inovação Social no Setor Público (FIS), a ser realizado no dia 22 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

O Fórum foi criado pela ponteAponte, negócio social especializado em ativar projetos inovadores com alto impacto social, de forma intersetorial, com o objetivo de contribuir para a ampliação do impacto e de como tornar possível a replicação do sucesso das iniciativas em outras localidades. 

Realizado em parceria com a Sator Eventos, o Fórum integra a programação do III Connected Smart Cities, um dos principais eventos de cidades inteligentes no país.

Os representantes das quatro iniciativas apresentarão suas inovações sociais em painel inspirado no formato TED e terão a oportunidade de trabalhar sobre seus principais desafios com um time de especialistas de referência da academia, empresas, governo e OSCs (organizações da sociedade civil) nos respectivos temas durante o Laboratório de Inovação Social, ao longo de quatro horas de muita cocriação. A logística dos participantes está sendo coberta pela organização do evento.

​

Conheça as iniciativas selecionadas:

 

COMPRAS PÚBLICAS EFICIENTES E DESENVOLVIMENTO DOS PEQUENOS NEGÓCIOS LOCAIS

 

O projeto “Desenvolver Itabira/MG” é uma ação pioneira iniciada em 2013. O objetivo foi melhorar o processo de compras públicas na cidade mineira. No diagnóstico, descobriram que a média de licitação de compras públicas no país é de 199 dias e, em Itabira, era de 365 dias. Após a implementação, a Prefeitura baixou seu tempo médio de licitações para 60 dias/processo e subiu para 60% a fatia de compras públicas de comerciantes locais. Isso injetou R$ 80 milhões a mais na economia da cidade por ano e desenvolveu o empreendedorismo e os pequenos negócios locais, gerando mais empregos, sendo pela primeira vez no setor de comércio e serviços, e não apenas pela  indústria extrativista, além da mineração.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Cidade de Itabira em Minas Gerais

​

PROGRAMA AGENTES DE GOVERNO ABERTO


O Programa Agentes de Governo Aberto é intersecretarial e foi idealizado pela São Paulo Aberta, uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo na qual agentes selecionados por edital oferecem 10 horas mensais de atividades formativas em quatro temas 'Transparência e Dados Abertos', 'Comunicação em Rede', 'Mapeamento Colaborativo e Gestão Participativa' e 'Tecnologia Aberta e Colaborativa'. São mais de 15 mil pessoas beneficiadas, entre jovens, servidores públicos, movimentos sociais como o de moradia, coletivos, ONGs e pessoas em situação de vulnerabilidade nos bairros mais afastados em todas as regiões da cidade em equipamentos públicos como escolas, CEUs e centros culturais.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

 

 

 

Oficina de Lambe-Lambe da Transparência no CEU EMEF Navegantes - Zona Sul de SP

 

PROJETO MULHERES MIL

​

A política é uma modalidade do PRONATEC, executada pela Fundação Estadual de Educação para o Trabalho de Minas Gerais – Utramig, e tem por objetivo possibilitar o acesso, com exclusividade, de mulheres historicamente em situação de pobreza e vulnerabilidade à educação profissional e tecnológica. O perfil do público atendido começa a partir de 16 anos com as seguintes vulnerabilidades: pobres, vítimas de violência, chefes de família e com baixa escolaridade. Os cursos de qualificação ofertados nas áreas de alimentação, artesanato e administração atingiram mais de 380 mulheres em 11 municípios mineiros e possuem como fator diferencial a transversalidade das questões de gênero e empoderamento feminino em suas ações.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Curso de Costura em Máquina Reta e Overloque na ocupação Dandara em Belo Horizonte

​

 

REGULAÇÃO DE APLICATIVOS DE TRANSPORTE


Referência mundial no tema, a Prefeitura de São Paulo, por meio da SP Negócios, desenvolveu em 2016 uma regulamentação inovadora dos aplicativos de transporte de passageiros como Uber, Lyft, 99, Cabify e demais. O funcionamento ocorre por meio de um preço público pago por quilômetro rodado e também compartilhamento de dados com o Poder Público para fiscalização e aprimoramento de políticas de mobilidade urbana.
Como resultados da política conseguiram diminuir os conflitos com taxistas, o preço do transporte individual de passageiros foi reduzido em até 30%, mais de 10 mil empregos diretos foram gerados e a Prefeitura arrecadou cerca de R$ 30 milhões para investimentos em mobilidade.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Cidade de São Paulo

PARCEIROS
Execução
Parceria Estratégica
Apoio Institucional
bottom of page